Como é possível ver no print screen (imagem abaixo) obtido a partir do meu home banking, a entidade 21800 é do Paypal e a verdade é que qualquer pessoa que tenha conta no Paypal pode gerar uma referência usando esta entidade para depositar dinheiro no Paypal.
O problema é que os burlões sabendo disso estão a usar a entidade 21800 e respetiva referência para receber pagamentos fraudulentos de produtos e serviços.
Por exemplo, os burlões podem criar contas falsas no Facebook e no OLX e colocar produtos à venda no Facebook Marketplace e OLX a preço de saldo para chamar a atenção das pessoas, e depois enviam os dados do pagamento usando a entidade 21800, a referência gerada através do Paypal e valor do negócio para o comprador fazer o pagamento através do multibanco ou home banking.
E, se a pessoa fizer o pagamento é burlada porque não irá receber a encomenda (ou seja, o produto anunciado) e nunca mais vai conseguir recuperar o dinheiro, porque de acordo com o Serviço de Apoio ao Cliente do Paypal (e tal como está mostrado no vídeo abaixo), eles informam que não têm como atuar sobre esse tipo de transação porque os dados são de um carregamento para uma conta Paypal com referência Multibanco.
Resumindo, se algum vendedor lhe pedir que faça um pagamento usando a entidade 21800 tenha muito cuidado porque poderá ser burla e nunca mais irá ver o seu dinheiro.
O que os burlões fazem é tirar proveito da funcionalidade do Paypal que gera entidade e referência e usam-na para receber pagamentos de negócios fícticios de produtos que eles realmente não têm para venda e dessa forma ficar com o dinheiro das pessoas mais desatentas e menos informadas.
Concluindo, a única forma de se proteger deste tipo de burlas é não realizar nenhum pagamento, especialmente se não conhece o vendedor de lado nenhum.
Leia também: Fraude SMS CTT Expresso! Saiba Como Proteger-se